Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Laboratório realiza primeira fertilização "in vitro" de bovinos do Estado
Início do conteúdo da página

Laboratório realiza primeira fertilização "in vitro" de bovinos do Estado

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Laboratório de Biotecnologia da Reprodução Animal (LBR), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí, anuncia a primeira fertilização in vitro de bovinos no Estado. A fertilização ocorreu em julho e os diagnósticos foram confirmados em agosto de 2012. A previsão é de que nasçam em fevereiro de 2013 os primeiros bezerros produzido in vitro no estado do Piauí.

Segundo o coordenador do LBR, Prof. Dr. José Adalmir Torres de Souza, as biotécnicas reprodutivas de animais com interesse econômico se aprimoraram muito nos últimos anos, em função da necessidade se incrementar a produção e a produtividade dos rebanhos.

A Inseminação Artificial (IA), considerada a primeira e mais importante biotécnica reprodutiva, já dominada há mais de cinco décadas, tem como maior vantagem a maximização do potencial genético de reprodutores geneticamente superiores, através do uso do sêmen congelado, melhorando quantitativa e qualitativamente os rebanhos. Esta técnica está associada à detecção do estro (cio) das matrizes, seguida da inseminação cerca de 12 horas após o início do estro. "Mais recentemente, com novos entendimentos sobre a fisiologia reprodutiva animal e a ação dos hormônios que atuam na reprodução, foi possível induzir e sincronizar o estro e ovulações em grande número de fêmeas, permitindo o uso da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) o que tem impulsionado mais ainda o melhoramento genético dos rebanhos", explica o professor Adalmir.

Oócitos

A Produção In Vitro de Embriões (PIV), terceira geração das biotécnicas reprodutivas, é uma técnica que valoriza com mais eficiência o potencial genético das doadoras. Com o advento da ultrassonografia, a PIV, originalmente desenvolvida a partir de oócitos obtidos de ovários de matadouro, tem evoluído bastante, dada à possibilidade de recuperação de ovócitos por punção folicular guiada por ultrassom (OPU), em fêmeas vivas e de genética superior.

Blastocito

"Esta técnica pode ser utilizada também em animais jovens (pré-púberes), senis, gestantes ou lactantes, com problemas de fertilidade adquiridos e até mesmo após a morte, o que a torna mais eficiente entre as demais biotécnicas reprodutivas. Consiste basicamente na obtenção dos ovócitos por punção e aspiração dos folículos ovarianos, via transvaginal, com o auxilio de agulha especial acoplada a uma guia também especial, orientada pela imagem visualizada na tela do ultrassom. Em seguida, essas estruturas recuperadas são colocadas em meios especiais e maturadas in vitro (MIV) em estufas com temperatura, oxigênio e pressão controlados (estufa de CO2). Uma vez maturadas, são fertilizadas 'in vitro' com sêmen sexado (macho ou fêmea) ou convencional, dependendo do interesse do produtor, e cultivadas também in vitro (CIV), em estufas de CO2. Finalizando o processo, os embriões então desenvolvidos e considerados viáveis são transferidos (inovulados) para fêmeas Receptoras que tiveram o estro previamente sincronizados com o dia da FIV, nos moldes da TE clássica (embriões produzidos in vivo)", relata o professor.

Imagem Fetal

A exemplo do que vem ocorrendo em outras regiões, essa técnica traz perspectivas de melhoria na qualidade genética dos rebanhos bovinos do estado do Piauí.

Sobre o Laboratório de Biotecnologia da Reprodução Animal

O LBR resulta de um projeto físico e funcional bem estruturado, que foi aprovado e financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, com substancial apoio financeiro da própria administração da UFPI. Após um longo período trabalhando com ovários oriundos de matadouro (projeto piloto), o LBR produziu em 2011 seus primeiros embriões mas que não foram utilizados a campo. A perspectiva desse projeto é manter o apoio às pesquisas da própria Instituição, tanto na Iniciação Científica como junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da CCA e de outros campi da UFPI, devendo, naturalmente, estender-se a outras Instituições de Pesquisa, a Associações de Criadores, como também, a pecuaristas da iniciativa privada.

 

Fim do conteúdo da página